domingo, 21 de setembro de 2008

Flexão: Um hábito benéfico em todos os aspectos



"Flexão ou apoio é um exercício físico realizado estando inclinado, deitado para baixo, levantando o corpo com os braços e retornando próximo ao solo. Está voltado ao desenvolvimento dos músculos peitorais e do tríceps, com benefícios auxiliares para músculos como deltóideserrátil anterior e coracobraquial. Esse exercício é básico para treinamento em academias e, especialmente, para treinamento militar.

Uma variação do exercício consiste em realizá-lo em pé contra uma parede. Quanto mais longe os pés estiverem da parede, mais difícil. Outra variação que reduz a dificuldade do exercício é apoiar-se com os joelhos ao invés dos dedos do pés." 

--Wikipédia

Porque praticar flexões? Eu respondo com outra pergunta: Porque não praticar? A flexão pode parecer um grande desafio para as pessoas que estão começando alguma atividade física. Muitas vezes ficamos fustrados por não conseguirmos executar mais do que poucas repetições e acabamos desistindo. A flexão é um exercício bem completo para a parte superior do corpo, e a sua prática constante pode trazer inúmeros benefícios para sua vida, como ela trouxe para a minha. 

Dentre os inúmeros benefícios, posso citar que as flexões vão aumentar progressivamente a força em seus braços, de forma que aquela atividade cansativa de carregar sacolas de compras, ajudar alguem a carregar caixas, arrastar móveis, e até dirigir o seu carro (sem direção hidráulica, é claro), se tornarão uma grande facilidade e não mais um empecilho. E além de tudo, as pessoas vão elogiar os seus braços que aos poucos vão se tornando menos flácidos e mais definidos.

Se realizadas pela manhã, as flexões vão distribuir o sangue pelo seu corpo, te aquecendo, dando disposição e o preparando para encarar mais um dia. Eu particularmente, me sinto mal se não começar o dia fazendo as minhas flexões, que se tornaram uma rotina diária em minha vida.

Um outro aspecto importante, é a postura. Por trabalhar com os membros superiores e alguns músculos peitorais e das costas, você adquirirá um porte mais atlético, com a famoso corpo em "v", com os ombros largos e as costas e o peitoral protuberantes.  Com estes músculos mais desenvolvidos, o seu corpo é melhor sustentado, corrijindo problemas de postura e até disfarçando um pouco aquela barriginha indesejada.

E para terminar, não posso esquecer de falar de todas as variações da flexão. Dentre as posições, podemos aproximar mais as mãos e os braços da costela, dando prioridade ao tríceps, ou podemos afastar mais os braços, dando maior prioridade ao peitoral. Em pouco tempo você notará a diferença em sua postura e a maior disposição ao decorrer do dia.

O que você está esperando! Começe já a praticar flexões! Como dica para iniciantes, sugiro a execução da flexão mais simples, como demonstrada no gif abaixo. 


Caso não consiga efetuar nenhuma repetição, voce pode começar com os joelhos apoiados no chão. A dica para se começar, é realizar séries bem curtas, e com intervalos curtos entre elas. Por exemplo, para começar, podemos efetuar 3 séries de 5 flexões, com intervalos de 30 segundos entre cada série. A cada 5 dias por exeplo, podemos aumentar o número de repetições por série, mantendo o intervalo entre cada uma delas. Por exemplo, 3 séries de 7 flexões, depois 8, 10, 15... 

E não desista! Levou um certo tempo até que a flexão se tornasse um hábito em minha vida, e posso dizer que ela melhorou muito a minha postura corporal, e sempe me dá o ânimo que eu preciso para acordar cedo e partir para minha jornada de trabalho. Abraços!

Para critério de comparação, hoje em dia eu realizo pela manhã, 3 séries de 30 flexões, as 30 primeiras focando nos tríceps, e as outras focadas no peitoral. Espero que me superem e venham me contar dos benefícios obtidos. Estou esperando,. Fui!





13 comentários:

wagner disse...

po mano vlw msm pela informação eu pratico mais nunca soube o ele me beneficiava augumas pessoas falava uma coisa e outra outras ai ... pronto agora sei =] fuix abração !

Leandro =] disse...

Olá, primeiramente parabéns pela iniciativa. Estou a trilhar seus passos, o stress de um dia de trabalho somado com a má postura é aliado do mau estar. Parabéns também pelo blog. Ótimo conteúdo.


Até em breve, quando estiver realizando as séries, como você, antes de ir trabalhar, para ganhar AQUELA disposição.

Leandro =] disse...

qq coisa

leandro.f.smart@gmail.com


Abraço!

Pedro Henrique disse...

Muito interessante a sua dica. Tenho 16 anos, comecei a fazer (3 séries de 10) e em 1 semana ja noto uma mudança no meu peitoral, com uma definiçao maior. Agora posso indicar para as outras pessoas, vale muito o esforço.

Lennon Gusmão disse...

Ajuda Reforcada – Blog de Teconlogia, Informática e Informação

Valew Mesmo , eu não conseguia fazer muitos, depois de um tempo fazendo consiguo fazer mais e me canso menos, obrigado pela dica,

Wagner disse...

algumas coisas ae eu ja sabia mas essa de distribuir o sangue pelo corpo ainda não, e que da mais disposição tbm não sabia. eu ja fazia uns 10 meses, parei por 3 meses, agora to voltando, to praticamente o mesmo na força.
ao ler isso agora tbm vo fazer de manha antes de ir pra aula. eu ja consegui fazer 30 repetiçoes da normal. a triangulo fiz 20. façam que da resultado. eu me lembro no começo, era muito desanimador mesmo, mas não me arrependo, vale a pena. FORÇA SEMPRE!

Bruno disse...

Poxa Cara, Parabéns mais uma vez pelo Blog, Muito Bom mesmo! e com comprovação PESSOAL...
hehehe Parabéns!

roney espirito disse...

HA DIAS VENHO PESQUISANDO SOBRE A FLEXÃO E ACHEI MUITO INTERESSANTE ESTAS DICAS DE COMO PRATICAR,É FÁCIL DE ENTENDER AS EXPLICAÇÕES.VOU COMEÇAR A PRATICAR HOJE. ABRAÇÃO..

Joice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Muito boa matéria
parabéns!

Lucas Rodrigues disse...

Eu quase nunca faço flexão mais quando faço tbm consigo fazer 3 séries de 30 .. resulmindo se fizesse todo dia e naum umas 3 vzs por mes kkkkk .. poderia chegar a fazer até umas 90 +/- .. tenho 15 anos e so gordinho mesmo assim naum é desculpa.. "sem dor sem ganho" :D

Marcus Vinicius Miranda Raimundo disse...

Faço flexões 3 vezes na semana, 3 séries para o peito e 3 séries focando o tríceps. Isso há mais ou menos 1 ano. Hoje todo mundo me pergunta se eu tô malhando, se eu tomei bomba.. hahaha... peito rachado!

Marcos Paulo disse...

Muito bom!