domingo, 21 de setembro de 2008

Onde tudo começou

Primeiramente, gostaria de desejar uma boa noite a todos. Neste primeiro post, tenho a intenção de explicar um pouco da motivação para escrever este blog, assim como definir de forma mais clara o escopo de sua atuação.

Tive a idéia de escrever este blog, para ajudar a todas as pessoas que como eu, decidiram mudar seu estilo de vida para melhor. Esta mudança de estilo, está muito mais associada a uma vontade própria de me tornar uma pessoa melhor em todas as minhas esferas de atuação do que uma imposição da mídia ou alguma motivação externa. Acho que o fundamental para mudar é a atitude própria, é a auto-afirmação, e a vontade que parte do interior de nossos corações. Irei demonstrar no decorrer deste post um pouco destas mudanças que eu venho tomando em minha vida, assim como as diferenças e percepções que eu tenho obtido com este novo modo de viver.

Gostaria de citar como exemplos de mudanças que só surtem efeito quando acontecem de dentro pra fora. Posso citar casos de conhecidos. Pessoas obesas, por mais que todos demonstrem e incentivem a prática de uma vida mais saudável, simplesmente não conseguem emagrecer, e ter uma vida mais saudável. Neste caso em especial, me refiro a uma situação onde o excesso de gordura já está causando consequencias perigosas como a baixa auto-estima, diabetes, obstruções arteriais... não tenho nenhum preconceito com "gordinhos saudáveis", o aspecto aqui é a obesidade que prejudica a saúde da pessoa envolvida. Neste caso, até que a própria pessoa se conscientize da importância de mudar, não há nada neste mundo que possa ter o poder de mudá-la. Mesmo com uma cirurgia de redução do estomago, se a pessoa não se disciplinar e progressivamente fazer exercícios e re-educar a sua alimentação, ela eventualmente voltará a engordar, pois o estomago aumentará para sustentar esta ânsia por comer muito. 

Agora outro caso. Conheco uma pessoa que fumava horrores, um maço atrás do outro, sem pestanejar. Não preciso nem dizer que por mais que todos avisassem dos perigos do tabagismo, ela continuava a fumar cada vez mais. E esta pessoa parou de fumar, da noite para o dia. Vocês podem me perguntar o porquê. E eu digo: Foi por vontade própria. Por motivos que ainda fogem da minha compreensão, esta pessoa colocou na cabeça dela que se ela não parasse de fumar ia prejudicar a todos ao seu redor, como prejudiaria a si mesmo. E não foi preciso nenhum destes adesivinhos vagabundos de nicotina ou tratamentos pagos, e todo estas invenções da mídia. Foi a vontade própria, a ânsia interna, uma força que não tem como ser parada.

E é através destes exemplos, que podemos perceber algo. Se você deseja mudar algo em sua vida, e este desejo é algo verdadeiro, você conseguirá, e nada poderá impedir o seu sucesso. Por maior que sejam os problemas e empecilhos, a nossa força de vontade é capaz de atuar milagrosamente e alterar completamente as nossas existências.

Agora vamos nos voltar para o foco deste blog. Para se viver melhor, são necessárias uma série de mudanças, que abrangem desde mudanças nos hábitos alimentares, até mudanças de comportamento e horas reservadas para refletir sobre tudo que se passa. Sempre que possível, reservarei um pouco do meu tempo para compartilhar com vocês algumas dicas e propostas, de mudanças que eu fiz em minha vida, e que melhoraram em muito a minha relação com o mundo. Além disso, comentarei sobre produtos, técnicas e práticas que podem contribuir positivamente com o melhoramento de nossa auto-estima e de nossa sensibilidade para com o mundo.

Se conseguirmos ter uma relação saudável com todos os aspectos relativos a nossa saúde física e mental, teremos meio caminho andado rumo ao sucesso, a prosperidade e a felicidade. E por isto o nome deste espaço. Saudável Saúde.

A largada foi dada. Espero que aproveitem o conteúdo deste blog. 


Grande abraço, Hugo.




Nenhum comentário: